domingo, 13 de outubro de 2013

Deixar ou não deixar ele chorar, eis a questão!

Oi amores!
Tenho posts atrasados e tenho que admitir que foi por preguiça! O pouco tempo que me resta, sem estar envolvida com o Lucas ou a casa, eu fico mortinha e só penso na minha cama. Mas vamos lá, aos poucos...
Primeiro meu conflito interno, com minha irmã e minha vó, com a pediatra e com a fisioterapeuta...
DEIXAR OU NÃO DEIXAR ELE CHORAR???

Eu, definitivamente, não deixava de jeito nenhum, até 5 dias atrás! Me sentia muito mal,  pior mãe do mundo, se deixava ele chorando (por 5 segundos antes de correr pegar) tudo o que eu conseguia pensar era que ele estava infeliz, que ele pensava "putz, minha mãe me abandona chorando", "ela ta aí do lado me vendo sofrer", "ela não me ama", entre mil outros pensamentos, fora que sempre acho que ele vai se tornar inseguro e carente por falta do meu afago na hora do choro. O papai nunca se importou em me ver sair correndo pra pegar e ele mesmo pega ao primeiro sinal de choro.
Minha irmã e minha avó quase faziam minhas orelhas caírem de tanto dizer que eu estava fazendo tudo errado, que não era assim, que ele tinha que ficar um pouco sozinho e lidar com as dificuldades, se tornar independente. A pediatra insistia que era importante deixar ele chorar. E por fim veio a fisioterapeuta, que além de tudo já descrito aí em cima, me perguntou se eu queria que ele fosse uma daquelas crianças chatinhas que não brincam, não interagem com ninguém?! Claro que quero que ele se desenvolva bem, que faça tudo o que as crianças da mesma idade, quero que faça bagunça, tenha amigos, se suje e até que se machuque - calma!!! não tô criando um masoquista - vou explicar, quero que rale o joelho andando de bicicleta, jogando bola, subindo na árvore, explorando o parquinho!!! A fisio me explicou com toda paciência o quanto é importante que ele comece a se separar de mim, que pare de me ver como parte dele (mas eu SOU dele!), que ele descubra o chão e todas suas possibilidades.
 E desde então, mas não sem sofrimento, eu tenho me separado aos pouquinhos. Quando ele chora, eu sento juntinho, pego nas mãos, faço carinho, converso, dou beijinho, faço uma palhaçada e só então, se nada disso resolveu, pego no colo. Passamos a ficar mais tempo juntos mas não grudados, mas meu coração ainda aperta.
Aí que entro no facebook esses dias e alguém compartilha esse vídeo, falando pra não deixar o bebê chorar. Fato é que milhões de bebês cresceram nessa dinâmica de deixar chorar e estão aí, fortes e saudáveis. E eu cada dia mais confusa! Tanto que nem sei se o post está coerente!

Amigas, como vocês estão lidando com o chororô dos bebezinhos???
Tô maluca em querer deixá-lo debaixo da minha asa ou tô mais maluca ainda por prendê-lo por puro egoísmo????



beeeeeeijos

2 comentários:

  1. Pri, primeiro vc é mae e sabe o que é melhor pro seu filho, não diria que tem que deixar chorar, mas aos poucos vc vai interpretar os choros dele, vc vai saber se é so manha, colinho, fome, fralda suja entre tantos.
    Aqui em casa eu tbm sempre pegava a Júlia mas aos poucos fomos nos unindo e sabendo interpretar os choros, claro que ele vai conseguir ser independente as coisas vão se encaixar.
    oq não faço é deixar minha filha se esgolar de tanto chorar EU não faço, não esperei tanto minha filha pra fazer isso msm que todo mundo fale pra deixar.
    Bom é isso faça oq seu coração manda e vcs dois vão saber oq é melhor pra vcs,
    bj bjjjj

    ResponderExcluir
  2. Eu não deixo chorar não, no máximo uns minutinhos se eu tiver ocupada.
    Acho que eles são bebezinhos demais pra saber o que fazer ou não. Se eu estiver errada vou saber futuramente, mas por enquanto eu dispenso qualquer teoria que não venha do meu instinto. Pego no colo, beijo, amasso, durmo junto, faço td errado kkkk mas passa tão rápido que futuramente posso me arrepender de não ter dado colo qdo ele chorou.

    ResponderExcluir