quarta-feira, 23 de abril de 2014

BC Papo de Mãe: Maternidade e Carreira - Qual é a tua escolha e por quê?

Oi amores!! Demorei um pouquinho pra postar (porque gosto de escrever um dia antes e programar pra cedinho) porque o Lucas tá com um resfriadinho chato, nariz congestionado e só quer colo de mãe! Agora arrumei uns minutinhos e vim correndo. Vamos lá???

O tema dessa semana foi sugerido pela Fernanda e eu adorei, porque, finalmente, é um tema leve pra mim!

Bem, como vocês já devem ter lido aqui no blog, eu larguei tudo pra ficar com o Lucas. Decidi que seria mãe em tempo integral naquele sábado em que ele nasceu e foi direto pra UTI, mas naquela hora quem decidiu foi o meu coração e não a razão, essa demorou um pouco mais.

Eu trabalhava num consultório médico, amava o trabalho, os paciente e minha relação com o meu chefe era muito boa, nos gostávamos de verdade, eu ganhava muito bem (e isso representava, na época, uns 70% da nossa renda familiar, porque o marido trabalhava meio período pra se dedicar a faculdade) mas tudo isso tinha um preço, eu ficava fora de casa por até 13 horas por dia.

E quando o Lucas nasceu e foi pra UTI eu sabia que tudo teria qeu mudar, eu não conseguiria passar todo esse tempo longe do meu tão pequeno bebê! Todo o medo de perdê-lo me fez decidir na hora que eu seria só dele. Durante a minha licença, pensei bastante, ouvi o que o marido pensava, falei com as amigas que voltaram e as que não voltaram, li os blogs dazamigas e por último fui conversar com a pediatra que acompanhava o Lucas na época. A pedi foi bem clara dizendo que ficar com ele seria a melhor opção por conta das "doencinhas" das escolinhas, que seria arriscado expô-lo, principalmente, às doenças respiratórias, que normalmente são o ponto fraco dos bebês prematuros, mas também disse que se fosse impossível para a condição familiar que escolhesse uma boa escola e "boa sorte".

Depois dessa consulta sentei com o marido pra listar os prós e contras. Nessa altura do campeonato o marido já tinha trocado de emprego para um de período integral (pagando quase o mesmo que nós dois juntos recebíamos) e o Lucas já fazia fisioterapia 3x por semana. Aí pesamos todo o medo que nós sentíamos das atrocidades que passam na tv todos os dias envolvendo bebês e escolinhas, ou babás (tbm cogitamos essa ideia), pesamos o meu horário de trabalho maluco, a necessidade que um bebê tem de estar com a sua mãe, e a necessidade da mãe estar com o seu filho, os riscos das doenças, a logística que envolveria continuar levando o Lucas pra fisio com ele na escolinha e nós dois trabalhando (além de todas as consultas que o Lucas fazia na época), e por fim, decidimos que "apertando o cinto" e enxugando as despesas com as besteiras seria possível eu ficar em casa. Foi um alívio enorme!!!

Deixar o Lucas com a sogra ou com a minha mãe nunca foi uma opção pra mim, a única pessoa que poderia seria minha vó, mas devido a idade dela abandonamos o plano por achar que ela merece curtir o bisneto e não ter uma lista de obrigações com ele.

Aí veio a parte complicada (sentimentalmente). Fui conversar com o meu chefe e chorando expliquei meus motivos e ele me entendeu perfeitamente, foi muito legal comigo e acabou me mandando embora pra eu receber seguro-desemprego (o que tá ajudando muito - pagando a festa do Lucas).

Algumas pessoas já me perguntaram se eu não me arrependi, a resposta é não! Saber que o Lucas está bem cuidado, que recebe toda atenção que precisa e merece é a coisa mais recompensadora do mundo!!! As vezes tem algum comentário idiota (até do marido, as vezes) desvalorizando o fato de eu ficar em casa mas eu ignoro (e quando a intimidade permite mando um belo FO*@-se). Se eu sinto falta de ter um tempo só meu?? Sim! Mas quando eu tenho cinco minutos sem o Lucas já morro de saudades e preocupação, imaginem se fosse o dia todo???
E tem outra, eu estou em casa pra ficar COM o Lucas, então a louça fica pra depois, as roupas esperam, eu brinco, canto, danço, assisto desenho e todo o resto fica pra quando ele está dormindo ou está com o pai.
Não sinto o tédio de estar em casa todo dia, porque além de sair todo dia pra ir na fisio e na natação, alguém me conta como alguém consegue ter tédio com um bebê em casa!!! Eu não paro, ele precisa de mim o tempo todo, seja pra dar água, pra trocar fralda, pra alimentar ou pra brincar ou simplesmente pra curtir o colinho da mamãe!
 Os cortes nos gastos são doloridos, até acostumar a cozinhar ao invés de comer fora ou comprar comida pronta todo dia é sofrido, parar de viajar em todo feriado, parar de comprar um monte de besteira, diminuir as idas ao salão, tudo isso é complicado no começo mas quando você sabe que é pra ficar com o seu filho vale a pena. Na verdade, só de saber que eu verei primeiro tudo o que ele fizer pela primeira vez eu já me sinto recompensada!
Eu respeito e admiro quem volta ao trabalho, seja por necessidade ou vontade, mas não é pra mim!!


                                                     E assim são nossos dias, juntos!!

Beeeeijos


6 comentários:

  1. Nossa com certeza
    você fez a escolha certa
    para esse momento na sua vida né
    e ser mãe em tempo integral
    bjaoooo

    ResponderExcluir
  2. Aiiiii Pri! Que inveja! Sim, era tudo que eu queria!! Que sortudo o Lucas eh por ter uma mamãe tão prestativa! Parabens e aproveitem amiga! Namorem muito! rsrs..

    beeeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!! Logo vc vai conseguir também e o Anthony vai se orgulhar muito de todo esforço que vc tá fazendo por ele!! :)

      Beeeijo

      Excluir
  3. Pri, eu SUPER te entendo!!! E apoio, tb sou desse time... Tenha sempre a certeza que fez a melhor escolha e está se doando, dando o seu melhor... Seu pequeno sabe e saberá sempre disso. Te admiro!

    bjs,
    meupequenoreidavi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!! Vc sempre me apoiando Marcela!!!
      O Davi tbm será muito orgulhoso da mãe maravilhosa que tem!!

      E os preparativos pra festa????

      Beeiejo

      Excluir