quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mamães gordinhas...

Estava agora dando uma olhadinha na globo.com e vi esse link que me chamou a atenção, eu já achava um absurdo mesmo o tanto que algumas mulheres engordam na gravidez, são 15, 20, 30 kg, convenhamos que nossos bebezinhos não precisam de nada disso.
Eu como ja ando acima do peso, me interessei em dobro...rs.


Grávidas obesas: dieta restritiva pode prejudicar desenvolvimento do bebê
Por Renata Demôro



O ganho de peso excessivo durante a gravidez pode ser prejudicial para saúde da mãe e do bebê. Mas o que fazer quando a mulher já está muito acima do peso quando engravida? De acordo com a nutricionista Elaine de Pádua, dietas restritivas não são a melhor solução. “A gestante que segue uma dieta rígida compromete a sua saúde e o desenvolvimento do bebê. A carência de nutrientes na alimentação pode fazer com que a placenta não se desenvolva totalmente e, em consequência, poderá gerar bebês de baixo peso, com maior chance de apresentar anormalidades”.



Por outro lado, o ganho de peso durante a gestação também precisa ser controlado para evitar danos à saúde da mãe e do bebê. Segundo o endocrinologista Alfredo Cury, “gestantes obesas ou com sobrepeso podem desenvolver diabetes gestacional e hipertensão. O bebê ainda corre risco de nascer abaixo do peso ou sofrer asfixia na barriga da mãe”.



Avaliação do peso deve ser feita a cada 40 dias

Para evitar que o peso da mãe faça mal ao bebê, o nutrólogo Cristiano Merheb recomenda o acompanhamento da alimentação desde o início da gravidez. “A cada 40 dias é feita uma avaliação para saber se os quilos que está ganhando estão ligados à gestação ou com o aumento de gordura corporal”, diz o médico.



A nutricionista Elaine de Pádua recomenda que a gestante acima do peso considerado ideal engorde entre 7 e 9 quilos. “Grávidas obesas não devem ganhar mais do que 7 quilos, lembrando que o controle do peso deve ser feito com reeducação alimentar e não através de dietas que excluem alimentos importantes para o desenvolvimento do feto, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais”.



Adoçantes artificiais devem ser evitados

Para controlar o peso de gestantes obesas ou com sobrepeso, o nutrólogo Cristiano Merheb não indica o consumo de produtos dietéticos, já que contêm adoçantes artificiais. “O ideal é usar pouco açúcar ou frutose, fonte de energia que não libera insulina. Alimentos que contenham carboidratos de absorção rápida, como pães, biscoitos, bolos, doces e arroz branco devem ser substituídos por carboidratos que são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo, como verduras, legumes, frutas e grãos integrais pouco processados, entre eles feijão, lentilha, ervilha e soja”, diz o médico.



Para a nutricionista Elaine de Pádua, o ideal é evitar entrar na gravidez acima do peso. “Recomendo que a mulher se programe para ter um filho, fazendo dieta e exercícios físicos para perder peso antes de engravidar”, finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário