quinta-feira, 7 de março de 2013

24 Semanas

Oi gente!! Como vocês estão?? Nós estamos bem, crescendo cada vez mais.. rs
Nesse sábado temos uma ultra pra dar uma espiadinha no tamanho do Lucas. Ele ta mexendo bastante. A dor nas costas anda atacando e tive dois episódios de pressão baixa (!!!), está muito calor aqui em Curitiba e a pressão baixou, tive tonturas, suor frio, sensação de desmaiar, foi ruim demais! Mas passou.. :)
A azia também deu uma trégua.. Acho que não tenho muitas novidades essa semana.. rs

Ah, vou tirar fotinho pra postar também!!
Beeeijo


24 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

Desde a semana passada, o bebê engordou cerca de 90 gramas. A pele dele é fina e frágil, mas o corpo está tomando forma e ocupando cada vez mais espaço dentro do seu útero. 

Nesta fase, o bebê pode até estar desenvolvendo um fraco por doces. As papilas gustativas estão se formando e esse gosto pelo doce faz parte do processo. 

Outro grande marco desta etapa é a possibilidade de o bebê agora sobreviver, com muitos cuidados especiais, num hospital bem-equipado, no caso de um parto prematuro. Ele se torna, então, um bebê "viável". 



Como fica sua vida

Estrias avermelhadas podem aparecer na sua barriga, coxas, bumbum e seios. Muitas mulheres também reclamam de coceira na pele. Cremes podem até aliviar essa coceira, mas, infelizmente, não fazem as estrias desaparecerem nem conseguem impedi-las. 

Estrias são típicas desse estágio da gravidez e costumam ficar mais discretas e com um tom mais próximo da própria pele depois do parto. E sempre há a chance de você ser uma das sortudas que passam incólumes pela gravidez, sem estrias. Sua mãe tem? A hereditariedade infelizmente é um dos fatores determinantes para o surgimento de estrias. 

Os olhos tendem também a ser mais sensíveis à luz e a ficar mais secos, um sintoma perfeitamente normal da gestação -- embora menos conhecido. Para melhorar o desconforto, pingue uma solução de lágrimas artificiais que pode ser encontrada nas farmácias. 


Diabete gestacional

diabete gestacional acontece quando os hormônios da gravidez impedem que a insulina funcione normalmente no corpo. A insulina é uma substância produzida pelo pâncreas que permite que as células se alimentem de glicose (todo alimento que comemos se converte em glicose depois da digestão). 

Quando há um desequilíbrio de insulina, a glicose (ou açúcar) não consegue entrar dentro das células, fica no sangue, atravessa a placenta e acaba chegando ao bebê. 

Ter esse excesso de açúcar no sangue é como se você alimentasse seu filho todos os dias com doces e guloseimas, fazendo que ele engorde mais que o normal. 

Geralmente os médicos tentam controlar a diabete gestacional através da alimentação, já que é comum que, depois do parto, os níveis de açúcar no sangue voltem ao normal. Mas como quem tem diabete gestacional fica com maior tendência de desenvolver diabete no futuro, é importante manter a alimentação equilibrada mesmo após o nascimento do bebê.


Desenvolvimento fetal - 24 semanas de gravidez



24 semanas

O cérebro está crescendo rápido, e o espaço dentro do útero começa a ser totalmente preenchido. Se por acaso você entrar em trabalho de parto nesta fase, os médicos farão de tudo para contê-lo, para que seu bebê tenha mais tempo de continuar a amadurecer. 

Pode ser que você repare que apareceram linhas claras, vermelhas ou amarronzadas na sua barriga, no bumbum e nos seios, as temidas estrias. Elas são muito comuns neste estágio da gravidez -- afetam nada menos que 90 por cento das mulheres. Depois do parto, a pigmentação vermelha ou marrom das estrias vai sumindo, e as linhas ficam mais claras que o resto da pele.

Seus olhos também podem estar incomodando como se tivessem areia, ou sensíveis à luz. Esse é mais um sintoma normal da gravidez, embora menos conhecido. 

Você pode usar soluções que imitam lágrimas para aliviar a secura e o desconforto. Peça indicações ao seu médico. 

• Obs: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

8 comentários:

  1. QUE BOM PRI...24 SEMANAS!!!!QUE MARAVILHA...LUCAS CADA DIA MAIS GRANDE E LINDO!!!PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  2. Calor é pouco amiga, isso aqui tá um forno!!
    Eu que ainda estou nas minhas singelas 13 semanas já fico com os pés inchados no fim do dia e uma moleeeza por causa do calor, imagino vc com esse barrigão todo!!

    24 semanas, uauuuu!Parabens pra vcs =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá demais né?! Saudades do inverno!
      Eu quase não incho, mas as tonturas e falta de ar estão me matando.. fora que eu acho que cansa mais..

      Obrigada!!! Logo é vc.. rs

      Beeeijo

      Excluir
  3. Nossa, parece que foi ontem que eu estava com 24 semanas srsrs, passa rápido né?!
    Depois, pões as novidades da US aqui pra gente :)
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que vc acha rápido?? Minha ansiedade é tanta que eu sinto o tempo se arrastando.. rs

      Pode deixar!! Atualizo as novidades sim!!

      Beeijo

      Excluir
  4. Mulher força felina e manhosa,Mulher frágil e poderosa sobretudo Mulher.....Um sopro de vida no mundo,alma do sonho e da dor es assim quase perfeita dádiva do criador...Parabéns pelo seu grande dia!1000.000.00 de bjs!!!!!Parabéns Pri!FELIA DIA DAS MULHERES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!!!!
      Parabéns pra vc tbm, mulher guerreira que está atrás do seu sonho!!

      Beeeijos

      Excluir