segunda-feira, 17 de junho de 2013

Amamentação

Oi gente!!
Eu fiquei de fazer um post sobre o curso da amamentação, lembram? Pois é, passou tanto tempo que nem lembro direito e como não pratico não tenho muito a falar, mas queria contar tudinho pra vocês, como as coisas estão para nós desde o ínício. Mas eu recomendo que as gravidinhas façam o curso, eu saí de lá adorando e confiante, só não sabia que mamar dependeria da vontade do Lucas.. rs

Então, na uti o Lucas usou a sondinha, foi apresentado à chuquinha e tentaram fazer ele pegar o peito, mas é aquela coisa, se te apresentam o caminho mais fácil porque você vai usar o mais difícil?? E assim foi com o Lucas, mamar na mamadeira é muito mais fácil, ele faz 800 movimentos de sucção por minuto e no seio ele faria 80 movimentos no mesmo tempo, isso foi dito no curso de amamentação e lembro bem, e qualquer médico ou fonoaudiólogo confirma. Enquanto ele esteve no hospital tentávamos todos os dias, com bico intermediário e sem (eu contei tudo isso nos posts sobre a estada dele na uti), e ele mal pegava, sugava o que saía fácil, lambia o que escorria e parava, gemia, chorava e acabávamos dando a mamadeira com o meu leite. Desde o primeiro dia eu ia no lactário da hospital pra ordenhar e esgotava em casa também. Quando o Lucas veio pra casa a pediatra nos passou o complemento com o Pré-Nan (uma fortuna de caro R$99 a lata) e mandou que eu insistisse com o seio, mas não teve jeito e o leite começou a diminuir, então o Dr. Juliano me passou uma medicação (Equilid) que tem como efeito colateral aumentar a produção de leite, mas as coisas não melhoraram muito não. Na consulta com a pedi dele ela mandou começarmos a misturar outro leite, o Aptamil 1 (muito mais barato, graças) pra ele se adaptar até o Pré-Nan acabar e ele ficar só com o Aptamil - ainda estamos misturando os dois- e pra eu continuar dando leite materno, mesmo que ordenhado. Me preocupei pela quantidade pois ele mama 60 mls da mamadeira com o complemento e pra juntar 60 ml de LM eu preciso ordenhar no mínimo 2x, então ele acaba tomando o LM só 2x por dia, mas a dra disse que isso é o suficiente pra ele receber os anticorpos, então vou continuar ordenhando.
Eu desisti de tentar colocar no peito, ele chora e briga tanto que me desanima, eu até brinco que ele ia preferir um peito durinho e siliconado.. rs

Hoje ele mama em média 60 mls e os intervalos variam, as vezes são de 2:30 hs, as vezes 3 hs e já chegaram a 4 hs, minha outra dúvida era acordar ele ou não se passasse das 3 horas e a pedi disse que não podemos não, exceto na mamada da madrugada que podemos deixar no máximo 4 hs, e ela disse que é muito importante que ele mantenha o intervalo de 3 horas para continuar ganhando peso tão bem e que depois que ele estiver com 3 kg podemos espaçar a mamada da madrugada até ficarmos com uma mamada meia-noite e a próxima as 6 hs da manhã, mas juro pra vocês que apesar do cansaço de acordar a noite toda eu não me importo em continuar assim enquanto o Lucas quiser mamar.

Nossa rotina de mamada é assim: faço mamadeira ou aqueço o leite ordenhado, troco a fraldinha (de madrugada só troco se tiver cocozinho ou se estiver super cheia de xixi), dou a mamadeira, faço arrotar, espero 20 min com ele no colo e coloco pra dormir. O papai tem ajudado bastante (só ele deu banho até agora) mas como já está trabalhando eu deixo ele dormir e só o chamo no mamazinho da manhã a não ser nos finais de semana que a gente reveza a madrugada.

Confesso que achei que amamentar seria simples, que era só colocar a boquinha dele no seio e voialá ele ia mamar direitinho e na mesma hora, como nos comerciais, não foi e me senti um pouco frustrada, mas já passou, afinal o que REALMENTE me importa é ele crescer, engordar e ser saudável!!!

Ah, eu não me adaptei com essas bombas manuais, sentia muita dor e quase não saía leite, a minha era assim:

Na maternidade esgotava numa ordenhadeira elétrica Medela assim:

Como comprar uma igual à da maternidade não dava por ser muito cara, comprei uma elétrica mas "caseira" e me adaptei bem com ela, primeiro emprestei uma igual de uma amiga pra testar (Obrigada Ale!) e depois comprei a minha dessa:




Desejo de coração que as gravidinhas, que querem, consigam amamentar seu bebês!!
Pra mim, vai ficar pra uma próxima.. rs

beeeijos

3 comentários:

  1. Ai Pri, o importante é que ele está mamando o leite materno...
    mas como vc disse, mamar depende dele, né... rsrs Minha sobrinha mais nova nunca pegou o peito tbm.... ela não tinha conhecido a chuquinha ainda, passou fome um tempão, o medico dizendo que quando ela sentisse fome ela ia pegar o peito, e não pegou não... rsrs
    Ainda bem que o Lucas recebe seu leite, que é muito importante pra ele....

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm ordenhei com aquela bombinha manual..mas aquilo doi demais mesmo . Não me adaptei tbm.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. * ~ Olá Flor, Boa Tarde!
    Vim aqui te convidar pra participar do sorteio que estou fazendo no meu Blog!

    * P A R T I C I P E!

    LINK~http://meu-pequeno-guilherme.blogspot.com.br/2013/06/primeiro-sorteio-em-parceria-com.html

    ~ Estamos te esperando ♥

    ResponderExcluir