quarta-feira, 12 de março de 2014

BC Papo de Mãe: "Faça uma análise de você e da sua vida antes e depois a maternidade".

Uhull!! Minha primeira BC!! Fiquei super ansiosa pra chegar o dia e cá estamos, finalmente!!
Vamos lá???
"Faça uma análise de você e da sua vida antes e depois a maternidade".


Ai ai, que difícil!
Bem, eu vou resumir um pouquinho como era a minha vida antes pra podermos analisar juntas o "depois da maternidade".
Eu trabalhava muito, chegava a passar 13 horas fora de casa por dia. Eu e o marido não tínhamos uma rotina, alguns dias eu encarava a cozinha, outros saíamos pra comer fora ou pedíamos algo em casa. Nos finais de semana fazíamos um churrasquinho (as vezes só pra nós mesmos) ou bebíamos alguma coisinha em casa mesmo, o marido não é muito de sair e quando eu era solteira os finais de semana eram cheios de baladas. Nós viajávamos com certa frequência, normalmente no improviso. Antes de desejar e engravidar do Felipe, eu nem ao menos me imaginava como mãe, na verdade eu até adorava os bebês e as crianças pequenas mas nunca tive paciência para crianças maiores. Eu não tinha medo de morrer, nunca fui muito de me colocar no lugar dos outros, e um detalhe curioso, eu amava filmes de terror e programas médicos, de preferência aqueles com bastante sangue. Eu tinha unhas compridas que sempre estavam muito bem feitas, amava unhas decoradas. Eu era loira e tinha tempo (e dinheiro) sobrando pra ir ao salão quando quisesse. Nos finais de semana eu dormia até o sono acabar, sem me preocupar com a hora que isso acontecesse além de sempre poder tirar um cochilinho a tarde. Nunca fui uma compradora compulsiva mas também não passava vontade. Haha, engraçado, agora que escrevi tudo isso tô achando que eu era muito idiota!
Aí veio o Felipe e as coisas começaram a mudar, primeiro comecei a me colocar no lugar dos outros, eu me compadecia das gestantes que não tinham condições de fazer um bom pré-natal, de ter uma boa alimentação, até de poder comprar as coisinhas do bebê. Aí depois do Felipe partir eu passei a entender a dor das outras mães que perderam seus filhos, quaisquer fossem os motivos. Mas ao mesmo tempo passei a odiar mortalmente aquelas que abandonavam seus bebês. Logo veio o Lucas e já durante a gestação as mudanças só aumentaram, nada de tintura de cabelo, nada de refrigerante (na verdade fiquei sem refrigerante por mais de um ano), nada de chocolate (promessa). Compras?? Só se fossem coisas de bebê e isso continua assim, entro em todas lojas do shopping e raramente saio com alguma coisa pra mim, mas perguntem se o Lucas passa pelo mesmo?? Nunca! Não consigo resistir! Os filmes e programas sanguinários (lembram que falei?) passaram a me dar medo e desespero, passei a "sentir" as dores de todos e só de imaginar o que as pessoas estão sentindo eu já fico aflita. Aí o Lucas nasceu, e as (raras) viagens passaram a ter uma programação prévia, na verdade até uma ida à esquina requer planejamento. Eu nunca mais dormi até o sono acabar, mas também nem me sinto exausta como  tanta gente disse que eu ficaria, cochilo a tarde é na base do revezamento com o marido (quando dá tempo), rotina é a palavra de ordem aqui em casa, se tivéssemos uma bandeira com certeza estaria escrito "Rotina" nela. Talvez ela não seja a mais rígida mas existe. Nos finais de semana tenho que aproveitar pra fazer tudo o que não dá nos outros dias, tudo o que preciso da ajuda do marido. Volta e meia me pego acordada em pleno domingo as 7 hs da manhã! Ah as unhas, hoje são curtas e já passei dois meses sem passar uma base sequer, acabei adotando a cor natural dos cabelos que também foram cortados ao meio, praticidade é tudo na maternidade!! E aprendi uma nova conversão além daquelas que nos ensinam na escola, querem um exemplo?? Jantar fora = R$100 = 5 pacotes de fralda ou 4 latas de leite. Tive que passar a encarar a cozinha diariamente (com raras exceções). Larguei o meu emprego, que eu gostava de verdade, pra ser mãe em tempo integral, e não desperdiço um minuto do meu tempo ao lado do Lucas, eu sou dele pelo tempo que ele me quiser. Sim, o salário entrando na minha conta todo mês faz falta sim, mas daqui um tempo eu posso trabalhar de novo, mas e as coisas da vida do Lucas que eu perderia? Os sorrisos voltariam iguais um dia? A primeira comidinha, primeiro suquinho, primeiro tudo, eu me odiaria se perdesse o que quer que fosse. Por ele eu passei a ter muito medo da morte, de deixar o meu filho pra outra pessoa criar, de não estar aqui pra tudo o que ele quiser/precisar/fizer.

Eu me sinto imensamente melhor com a maternidade, eu não virei santa e tenho certeza que nunca vou me tornar uma. Eu ainda tenho minhas desavenças, ainda erro (e agradeço a Deus por errar afinal, dizem, que é assim que a gente aprende), ainda tenho meu lado egoísta e continuo sem paciência pra crianças grandes (que Deus me ajude com o Lucas quando for a fase dele), na verdade tenho pouca paciência pra TUDO! Agora um parênteses que eu PRE-CI-SO fazer: eu vejo várias mães falando que com a maternidade passaram a entender melhor as próprias mães. Comigo isso foi, definitivamente, o contrário. Agora eu entendo muito menos. Mas, enfim, a maternidade me modificou muito e torço pra que isso continue acontecendo.

E aí?? Quem tá achando que eu sou uma louca e chata aí??? Não me abandonem tá?? rs




Essa era a Priscila de antes pensar em maternidade

E essa á a MÃE do Felipe e do Lucas


Beeeijos

11 comentários:

  1. A-do-rei os detalhes da postagem . . .

    Axo que o que mais sinto saudades é de dormir até o sono acabar. . . ôoo Deus! que falta isso me faz! kkkkk!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Re!
      Eu tbm viu, mas eu me superei e não fiquei tão mal-humorada como achei que ficaria com a privação de sono.. rs

      Beeeijo

      Excluir
  2. Super me identifiquei com seu post!
    Aqui as mudanças tb foram mto intensas, mas cada uma delas mto bem vinda!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Lalah!! Todas elas vieram por um bem muito maior e valioso!!
      Adorei começar a participar das BC's.

      beeeijo

      Excluir
  3. Adorei seu post!! Tb faço parte da BC e eu sou do time que entende e se é que é possível hj ama mito mais a mãe.
    Tb fiquei medrosa e se ñ fosse concursada tb largaria meu emprego para curtir todas essas coisas, pois doi meu coração em imaginar que vou perder muito tendo que trabalhar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzi!!
      Ah, eu é que nunca tive uma boa relação com a minha mãe e a mãe que eu me tornei só me afastou mais ainda dela... Mas fico feliz por vc!!!

      Ai, eu nem me imagino saindo pra trabalhar e deixando ele. Mas aposto que quando vcs estão juntos vc faz o tempo valer a pena!!!

      Beeeijo

      Excluir
  4. A gente muda tanto né? Ser mãe nos ensinar a ser pessoas muito melhores. Gostei mt dá sua análise, foi bem completa e sincera. Eu tbm desde que tive meu filho passei a ter muito medo de morrer. Principalmente agora que estamos tentando o segundo. Penso no parto e o medo só aumenta.
    Parabéns por esse filhote lindo.

    Beijos
    querouboumeucoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Mudança é o sobrenome de todas mães!!
      Vai encarar o segundinho?? Tô torcendo por vc!!
      Obrigada!!

      beeeijo

      Excluir
  5. Se eu te achei louca ou chata??? Eu te achei o máximo e já virei sua fã!!! Adorei seu post, adorei a forma como se expressa, como colocou as coisas... Lembra que falei que o post tinha tb a intenção de fazer com que nos conhecessemos melhor... Então, vc cumpriu com o proposto! E eu adorei te conhecer... E parabéns pela decisão de ficar em casa com seu pequeno, tenha certeza que vc jamais se arrependerá....

    bjão

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcela!!! Eu é que fiquei muito feliz por participar da BC e adorei o seu tema!
      Seu filho é lindoooo!!!

      Olha, eu tbm acho que nunca vou me arrepender, porque é mágico acompanhar cada minuto da vida de um bebê né!!

      Beeeeijo

      Excluir
  6. Pri como q pode mudar tanto ne pra ajudar a sogra ñ qer mais p palpitar quer coisa chata ne ?rsrs graças a deus a minha fica na dela pq ñ seria facil rsrsBjoo

    ResponderExcluir