sexta-feira, 7 de março de 2014

Quando trocar de pediatra é necessário...

Oi gente!
Tudo bem por aí???
Esse post foi escrito antes do carnaval, então depois eu conto como foi o nosso feriado, ok?!

Bem, eu já li em alguns blogs que algumas mães já fizeram o mesmo que eu, trocaram de pediatra, então vocês vão me entender.
A nossa pedi antiga, dra. Cris, é muito boazinha, explica tudo com muita paciência e é atenciosa durante a consulta. Pena que só durante a consulta, ela é a típica dra. estrela.. rs, ela não atende o celular, no máximo responde aos sms, mas gente, mãe quer OUVIR e EXPLICAR né??? Ela não faz encaixe de jeito nenhum, o que significa que por qualquer motivo ela manda levar o bebê pro PS e o que culminou na minha troca, ela nunca tem horário, mesmo para as consultas mensais as vezes é bem difícil marcar, e com o final do ano o Lucas acabou sem horário, ele consultou em janeiro e a próxima seria só em abril!! Me desculpem, mas se todos os bebês devem consultar mensalmente, acredito eu que para os prematuros isso é uma regra que não pode ser quebrada. Tá certo que, graças a Deus, o Lucas vai indo muito bem, mas isso não muda o fato dele ser prematuro e nem pra isso ela abre um encaixe. Aí surtei mesmo e decidi mudar de pediatra.
Aí fui marcar com aquele pedi homeopata que é meu primo, mas ele também só tinha horário pra abril e como eu sempre peço encaixe pra ele achei melhor não pedir dessa vez já que não tinha nenhum problema evidente, era somente uma consulta de rotina.
Nesse meio tempo lembrei de um pediatra muito solicitado numa clínica que eu já trabalhei, lembrava do quanto as mães elogiavam e de como ele era legal, encaixava todo mundo, passava o celular e atendia. Não deu outra, marquei com ele. E aí começou o meu pesadelo de dois dias...
Cheguei lá e ele já foi lendo o resumo de alta da UTI e pontuando que o Lucas tinha uma artéria que ainda não havia fechado ao nascimento (super normal em prematuros, já avaliado novamente pela cardio que disse que tá tudo ótimo com o coraçãozinho dele), e já começou a fazer o exame físico - PAUSA-

O Lucas ainda não está sentando sem apoio, permanece sem apoio por poucos segundo na fisio e em casa e ele não fica de pézinho quando o seguramos, ele encolhe as perninhas como um sapinho.

-"DESPAUSA"- E, na maior cara dura me perguntou se na minha família tinha algum parente com alguma síndrome, algum problema que impedisse de se locomover, com problemas de desenvolvimento psicomotor!!! Respondi que não e realmente não conheço. Aí ele foi direto: "Pra mim não é normal um bebê de 9 meses não sentar, ah tá, ele é prematuro, tem quase 8 meses de idade corrigida, ok, pra mim também não é normal. Ele se comporta como um bebê de 3 meses e isso não é normal nem considerando a prematuridade e os 12 dias de UTI." Fiquei CHO-CA-DA. Aí ele mediu e pesou o Lucas mas não me deu os valores, aí sentamos novamente e ele começou a imprimir uma guia de encaminhamento para o geneticista e perguntei o peso do Lucas e ele disse 6,900 kg, estranhei, porque o Lucas NUNCA engordou 900 gr num mês, nem quando era recém-nascido, mas não falei nada, peguei a guia, me despedi, entrei no carro e chorei abraçada ao meu menino!

No fundo do meu coração eu sentia que não havia nenhuma síndrome impedindo o desenvolvimento motor do Lucas, afinal a fisio e o neuro foram categóricos em dizer que ele não tem nenhum indício de problema físico, que o problema é a prematuridade e a preguiça.. rs. Mas ouvir da boca de um médico que seu filho pode ter algum problema é doloroso e amedrontador.
Saí de lá, conversei com o Thiago e ele ficou tão assustado quanto eu, porém com os pés no chão e me lembrou de ligar pro pedi primo. No dia seguinte liguei mas ele não estava no consultório e marquei pro dia seguinte. E lá fomos nós...

Expliquei tudinho pro querido dr. Aramis (meninas de Ctba, super indico) e ele foi pontual em em dizer que achava aquilo a maior asneira dita por um colega nos últimos tempos, que o Lucas não tem nenhuma característica sindrômica, que em todas idas nossas até o consultório dele era visto o progresso do Lucas, que ele nunca indicaria o geneticista, mas que se eu quisesse ir por desencargo de consciência estava tudo bem (eu não quis, não quero e não vou), ele fez vários exames físicos, puxou, esticou, virou, olhou, mediu todos os pedacinhos do Lucas e reafirmou que o que está impedindo o Lucas de sentar é a prematuridade e a preguiça, além da mão que não saí da boca e desequilibra ele. Ele mediu 69 cm e pesou 6,300 kg. Ganho de peso nos parâmetros pra idade dele e em equilíbrio com o que ele vem engordando.
Ele passou um remedinho homeopático pra aumentar o apetite já que ele não mantem um padrão na alimentação. E combinamos de começar a mudar a consistência da papinha (que ainda é batida no liquidificador). E o martelo foi batido, o primo agora é o pediatra do Lucas.
Ele reúne tudo o que é importante pra mim, ele atende o celular ou o telefone da sala mesmo com paciente, ele encaixa, ele atende até as 22 hs, e isso não é só pra mim, é com todos os pacientes dele!

Gente, me desculpem o post gigante, mas eu queria muito que vocês soubessem o que aconteceu e o que a irresponsabilidade de um "profissional" faz com o coração de uma mãe. Por isso eu apoio as amigas que trocaram de pedi e super incentivo as amigas que estão em dúvida se aquele é ou não o pediatra certo a procurar outras opções, não sintam vergonha, não existe constrangimento em procurar o melhor para os nossos filhos!!!

Beeeijo amores!!

Pra ver essa carinha eu vou até o fim do mundo!!

2 comentários:

  1. Ai Pri, que dificil né?
    Eu to aqui super em duvidq se eu devo trocar ou nao a pediatra do meu. O problema dela é que nao me passou nenhum telefone pra ctt. Eu gosto mt dela. Ela o atende desde que ele teve as convulsoes, se eu preciso de encaixe consigo, mas tem isso. Na prox consulta eu vou pedir pra ela. Se ela negar nao vai ter jeito. Rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil sim Fer, mas não podemos vacilar!
      Conversa com ela, explica que vc ficará mais segura se tiver o número dela.. e se ela se recusar parte pra outra! Eu sou do partido que qnd uma pessoa escolhe a medicina ela tem que aceitar as dores e os amores da profissão!

      Me conte depois como foi com ela!

      BjOO

      Excluir