sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Neurologista - as consultas

Oi gente!!
Essa semana atrasei e quase não cumpri a promessa dos posts semanais.. mas eu tô tão cansada!!! Estou correndo atras de todas terapias que o Lucas vai fazer, indo nas avaliações e estou "trabalhando" com roupas infantis, e essa semana foi um caos. Enfim.. vamos lá...

Hoje eu quero contar como foram as consultas com a neuro, dra. Elisabete, que nos deu o diagnóstico. Fomos lá três vezes nos últimos três meses.

Na primeira consulta o marido foi junto, nós contamos pra dra. toda a evolução do Lucas desde o nascimento, falamos sobre as consultas com o neuro anterior, sobre a amcip, sobre as terapias que o Lucas já fazia lá. Ela fez a avaliação física do Lucas ( testes de reflexo - com aquele martelinho de desenho infantil e com aquela lanterninha, avaliou a resposta dele à alguns estímulos - chamar pelo nome, mostrar brinquedos, dar ordens simples, e avaliou o contato visual, o cognitivo. Eu já levantei a questão do autismo e ela foi muito sincera dizendo que estava 90% certa de que esse era o diagnóstico, mas pediu para refazermos o eletroencefalograma e a ressonância magnética, pediu para irmos a um centro de tratamento específico para autistas (na verdade indicou dois lugares) e passarmos pela avaliação deles e retornar com tudo em mãos.

Fizemos tudo, os exames deram normais (o eletroencéfalo deu uma alteração típica em crianças com atraso global de desenvolvimento e já era esperado pela médica), fomos na avaliação de uma das clínicas - e aqui abro um parênteses para agradecer um grupo de amigas que custearam essa avaliação pois não teríamos condições naquele momento, elas sabem quem são e o quanto sou agradecida - e saímos de lá com a confirmação do diagnóstico de autismo e assim retornamos.

Na segunda consulta o marido também foi, levamos todos os laudos e resultados , conversamos muito e a dra. Elizabete nos deu a confirmação dela do diagnóstico. Junto com a confirmação veio uma lista de terapias que são de extrema importância para o desenvolvimento do Lucas. O autismo não tem cura e tudo o que pudermos fazer nos primeiros cinco anos de vida, contando que essa é a fase de maior desenvolvimento cerebral será fundamental para que o Lucas se desenvolva o mais perto possível do dito normal - falarei muito sobre isso ainda! E, ainda com isso, descobrimos que o valor aproximado do tratamento chegaria facilmente à R$20 mil reais mensais. Então recebemos orientação de como proceder junto ao convênio (post sobre isso no forno, ok?).  Também fomos encaminhados ao geneticista, pois é de praxe da dra. Elizabete encaminhar todos MENINOS autistas para essa avaliação pois existe uma síndrome chamada X Frágil que pode ser confundida com autismo , eu não quero me aprofundar nesse tema agora pois ainda não temos nenhum resultado em mãos e terá post sobre a consulta com o geneticista tbm.

A terceira consulta foi para esclarecer alguns pontos do laudo  médico que precisamos para tudo. Desde liberação das terapias, à processo judicial (sim... encaramos a justiça no último mês- post em breve), escola, e várias outras situações.

Agora só voltaremos no final de novembro, quando o Lucas já tiver iniciado todas terapias e a dra. poderá avaliar se já ouve alguma diferença, nos passar alguma orientação pertinente ou algum exame necessário

Eu não quero ser repetitiva falando sobre os futuros posts mas tenho sido né?! haha
Mas é que quero deixar tudo bem explicado, como falei no post anterior. Além de tentar ajudar quem esteja passando pela mesma situação também quero ter o registro.

Então me aguardem que semana que vem tem mais!

E agora eu preciso escrever para uma pessoa em especial: Nana!
Querida, eu já perdi a conta de quantas vezes li e chorei com o seu comentário no post anterior. São pessoas como você que não me deixam enfraquecer, que não me deixam abandonar esse cantinho. Me mande um email, por favor, quero ter o seu contato pra sempre!
Um grande beijo viu!!


E, claro, obrigada a cada comentário, cada email, cada pensamento positivo de todas amigas que tenho aqui, algumas que nunca comentam mas que leem, as que sempre comentam, a todas titias virtuais!!!


Posso morrer de amor por esse sorriso?!

Beeeijos


Um comentário:

  1. Oi Pri!!!

    Obrigada pelo carinho, me senti lisonjeada!!!
    Te mandei um e-mail tá?

    Beijos,
    Nana

    ResponderExcluir