sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Terapias, Convênio, Advogada - mais sobre o autismo

Oi gente!!
Dando sequência aos posts sobre o autismo do Lucas hoje vou falar sobre a liberação do convênio, liminar judicial, advogada.

Depois da consulta com a neuro, saímos com uma lista de terapias (musicoterapia, fisioterapia convencional, Therasuit, Pediasuit, fonoaudiologia neurológica, psicopedagogia, psicoterapia, equoterapia, terapia ocupacional com integração sensorial, terapia ocupacional convencional e hidroterapia), fui até a Unimed solicitar a liberação já sabendo que seria negado. já tinhamos a indicação de uma advogada e com a negativa do convênio a procuramos para dar entrada no processo (na verdade, nossa primeira conversa foi antes do convênio formalizar a negativa), juntamos os laudos e toda documentação pedida, raspamos os cofrinhos da família para pagar a advogada e entramos com a ação. Em 17 dias tivemos o parecer favorável e saiu nossa liminar, uma semana depois eu já estava com as guias em mãos para começar as terapias.
Não foi barato o custo da advogada, era um valor que não tinhamos mas valeu cada centavo. Nunca poderiamos arcar com todo custo do tratamento, ainda mais por ser o tipo de coisa que não sabemos quanto o Lucas vai precisar, pode ser um ano, dois, cinco, dez, vinte anos de terapias. Sabemos que algumas, como a fisioterapia, ele vi usar menos (se Deus quiser) mas as outras são imprevisíveis. Então o gasto com a advogada foi necessário e imprescindível. A justiça foi muito rápida e eficiente. e a Unimed, depois de receber a intimação também.

Começamos já a saga das terapias. o Lucas vai começar a frequentar uma clínica/escola (no mesmo molde da Amcip) onde vai fazer a maioria das terapias, todos os dias, no período da tarde - e até por isso vai parar de frequentar a Amcip essa semana. Nesse centro especializado, chamado Self ele receberá atendimento especializado no desenvolvimento pessoal. Para entrar lá tivemos que passar por uma avaliação (paga e cara) e aguardar na fila de espera por uma vaga. Graças a Deus não demorou para sair a vaga dele e vamos iniciar dia 19.
Ele também começou a fazer a Pediasuit na Neurointensiva, com uma fisioterapeuta que atendia o Lucas lá na amcip até o começo do ano, uma querida que nós já amavamos! Ele vai fazer 3x por semana, associado ao Therasuit. E nós já fomos em duas sessões. A Diana já mediu o Lucas para solicitar o Theratogs.
Também demos início na hidroterapia e à terapia ocupacional com integração sensorial lá na Água e Vida, o Lucas amou voltar pra água!!
Agora no final do mês ele vai passar pela avaliação na Equoterapia para dar início.

Estou muito animada e confiante!!!

E minha dica para quem está na mesma é: procure seus direitos! Procure uma advogada boa ( e boa não significa a mais cara viu!), peça indicação pra alguém que já tenha entrado com a ação e tenha tido sucesso - quem for de Curitiba e quiser o contato da minha advogada me manda um email que eu passo td certinho!!
Eu ouvi algumas pessoas falando que dá trabalho, que tem medo de sofrer retaliação do convênio e vários absurdos, Gente!!! Temos que ter em mente que TUDO o que puder ser feito pelos nossos filho TEM que ser feito!! O convênio não pode te "punir" por você ter procurado os seus direitos! Dá trabalho sim, a gente gasta uma gasolina do caramba pra correr atrás de tudo, a gente perde o sono, perde a fome ( ou ganha), a gente gasta o dinheiro que não tem, mas no final vale a pena, deitamos a cabeça no travesseiro tranquilos sabendo que tudo o que estava ao nosso alcance foi feito!! Pelo Lucas eu faria coisas que tenho até medo de escrever.. haha

Se alguém tiver alguma dúvida é só mandar um email tá!!
prigluck@hotmail.com

A medida que eu for tirando fotos do Lucas nas terapias vou postando pra vcs!! :)

Fomos numa sessão de cinema especial para crianças autistas!!
Foi mágico!!!





beeijos


4 comentários:

  1. Você é um exemplo de mãe, sempre disposta a fazer o impossível pelo lucas, não desista você será muito bem recompensada.
    Fiquem com Deus, estou na torcida por vocês.

    ResponderExcluir
  2. Sou mãe de Autista e descobri faz pouco tempo. Ainda estou um pouco perdida como é quais documentos levar a Unimed como funciona?

    ResponderExcluir
  3. Sou mãe de Autista e descobri faz pouco tempo. Ainda estou um pouco perdida como é quais documentos levar a Unimed como funciona?

    ResponderExcluir
  4. Sou mãe de Autista e descobri faz pouco tempo. Ainda estou um pouco perdida como é quais documentos levar a Unimed como funciona?

    ResponderExcluir