quinta-feira, 9 de maio de 2013

33 Semanas

Oii amores!! Nem acredito que faltam 5 semanas no máximo! Mas tem horas que torço pra fechar os olhos e acordar no dia D, tá tá, tem horas que fico alisando a barriga e pensando em como vou sentir falta das mexidas, soluços, pulos e tremidinhas. Estamos tão bem nessa semana, as dores nas costas deram um sumiço, a azia e refluxo também estão bem melhores, sem inchaço. A duas coisas que estão incomodando de verdade são o cansaço e a insônia! O pouco que eu caminho diariamente pra chegar no trabalho é o suficiente pra me deixar sem folego, subir escadas então é uma tortura, na verdade eu canso até pra me vestir depois do banho. E a ansiedade maluca que eu ando sentindo, resolveu levar o meu sono embora, já tem três noites que acordo no meio da madrugada, começo a pensar e quando vejo o dia já amanheceu, hoje perdi a paciência e pedi um remedinho pro dr. Juliano, ele me passou um fitoterápico - Passalix, e vou começar hoje mesmo. Acho que é isso que eu tinha pra deixar registrado... Beeeeijos


33 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

Seu bebê está cada vez mais comprido. Pode já ter 44 centímetros. Ao mesmo tempo, continua engordando para perder as ruguinhas. 

A maioria dos ossos já está endurecendo, menos os da cabeça. Na verdade, o crânio do bebê é formado por ossos separados, com um certo espaço entre eles. Na hora do parto, eles se aproximam e fazem a cabeça se estreitar para passar pelo canal vaginal. 
Os ossos da cabeça do bebê só se juntam definitivamente quanto ele tem cerca de 1 ano e meio de idade. 


Como fica sua vida

Quando você levanta, de manhã, suas mãos doem? Você sente os dedos formigando à noite? São problemas comuns nesta fase da gravidez. Os tecidos do pulso incham e pressionam os nervos, o que causa a dor chata nas mãos. 

Outro sintoma inesperado da gravidez é a coceira. Existe até a lenda de que coçar a barriga dá estria. A coceira generalizada é muito desagradável, mas é normal. Converse com o médico para ver o que pode fazer para aliviá-la. 

Se você estiver com uma coceira muito forte, principalmente nos pés e nas mãos, procure o médico, porque pode ser sinal de um problema mais sério, a colestase obstétrica.


Desenvolvimento fetal - 33 semanas de gravidez


33 semanas

Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo. 

Seu médico vai monitorar com atenção a posição do bebê nas próximas semanas. Alguns bebês resolvem ficar sentados, o que pode prejudicar a perspectiva de parto normal. 

A cabeça do seu bebê ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado. 

Se for o seu primeiro filho, há mais chances de o bebê encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando seu colo do útero. (Isso acontece com cerca de metade das mães de primeira viagem). 

Para quem já teve outro filho, a previsão é que o encaixe aconteça uma semana antes do parto -- e em algumas mulheres o bebê só "desce" no começo do trabalho de parto. 


Pode ser que seus pés e suas mãos comecem a inchar, principalmente no fim do dia. A retenção de líquidos, também chamada de edema, costuma piorar nos dias quentes. O surpreendente é que beber bastante líquido na verdade ajuda a amenizar o inchaço. Seu corpo -- e em especial os rins -- e seu bebê precisam de muito líquido, portanto beba bastante água. 

Se o inchaço vier muito de repente, porém, nas mãos ou no rosto, não hesite em procurar o médico -- pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, uma perigosa elevação da pressão arterial à qual estão sujeitas as gestantes, às vezes até aquelas que sempre tiveram pressão baixa. 

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

12 comentários:

  1. Pri..acho que sua falta de sono, já e o Lucas te avisando como vai ser suas noites...daqui 5 semansa...rsrsrsrsrs....To brincando amiga....Mas que bom que algumas dores e outras coisas chatas vc não senti mais....Pri só falat 5 semanas que maravilha...estou muito feliz por vc!!!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu brinco também que é o meu treinamento pra amamentar de 3 em 3 hs.. rs

      Logo meu pequeno chega...

      Beeeijo

      Excluir
  2. Ai tá pertinho!!!! Logo logo você estará com seu baby no colo!!! =)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns minha querida Amiga!
    Parabéns meu querido sobrinhoooOOOO! hehehehe

    Ufá falta pco, bem pco... e o misto de sentimento aí (e aqui) acho q só tende a se complicar mais, masss tudo bem faz parte já sabíamos q assim seria, ops já somos Vitoriosos por chegarmos até aqui.... não sabíamos se chegaríamos não é?! a Incerteza deu espaço a ansiedade.... agora logo logo o resultado de tanta dedicação chega e vai para os braços, q Deus continue iluminando cada chutinho, depois cada respiradinha, cada passinho, cada palavrinha... e cada artesinha tb! rs

    Vamo q vamo, que aqui e aí dentro tem gente! :-)

    Bjus NOSSO pra VCS!
    Alicinha

    'Quando o que era difícil se torna impossível, Deus começa agir!'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!!!
      Seu sobrinho pula aqui de alegria por estarmos indo tão bem e por saber que vcs aí tbm conquistaram mais uma semana!! E que venha a próxima!!!

      Fique com Deus!!

      Beeijos nossos!

      Excluir
  4. 33! 33! 33! Falta tão pouco!!! Nem fale das dores nas costas guria..eu tô mal, talvez o dr me afaste pelo INSS já =/ vamos ver como fica..

    Beeeijos pra vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão pouco e tanto ao mesmo tempo!! rs

      Sério Jacky?! Mas o que vc tem??

      Fique com Deus!

      Beeijo

      Excluir
  5. Relaxe amiguinha!!!!!!!! .Achei esse post muito lindo Pri passa toda a emoção que vc está sentindo.ahora está se aproximando e o coração deve estar a mil.Era bom o Lucas ver todos esses posts quando crescesse para saber o quanto ele é querido e desejado,o quanto é precioso para vçs dois principalmente.Que papai do céu continue prosseguindo essa benção e que vcs sejam muito mais felizes!Bjss
    Ahhhhhhhhhhh Pri hoje lá vai eu pra mais um beta!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!!!
      É uma emoção sem tamanho mesmo..
      Amém!!!

      Me conta!!! Como foi o exame??
      (to orando por vc!)

      Beeeeijo

      Excluir
  6. Ebaaa mais uma semaninhaaa
    aiii que ansiedade heim to contando os minutos rss
    enquanto vc ta com insonia eu to quase caindo pelos os cantos hehe um sono fora de controle kkkk
    Amiga que essa proxima semana seja super tranquila e vc possa aproveitar esse barrigao
    e dormir melhor viu
    bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha.. que invejinha (branca!) do seu sono.
      Essa noite até que foi melhor com o remedinho, mas quero só ver as próximas.. rs
      Aproveite e durma bastante!!
      Obrigada!!

      Beeeijo

      Excluir