quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

16 Semanas

Oi gente!! 16 semanas!! Mal acredito nisso!! Sem uma grande barriga, nada de sentir o Lucas dando cambalhotas, louca pra sair às compras para o que ta faltando, mais louca ainda pra colocar o marido pra fazer os retoques na pintura do quarto e montar os móveis. Semana que vem temos uma ultra. E por hora mais nada de novo.. rs
Tô ficando repetitiva? Podem falar hein!
Beeeijos



16 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

O bebê tem agora, mais ou menos, o tamanho de um pêra. Alguns sistemas mais avançados do corpo, como o circulatório e o urinário, estão funcionando. Muitos bebês brincam com o cordão umbilical nesta fase. 

As pernas estão muito mais desenvolvidas, e ele tem a cabeça mais reta e já tomando a forma que conhecemos, embora ainda não haja cabelo. As pálbebras continuam fechadas, mas os olhos se mexem. 


Como fica sua vida

Esta é uma ótima hora para pensar em uma viagem, caso você tenha tempo e dinheiro. As viagens no segundo trimestre costumam valer a pena, já que você já deixou para trás o enjoo e o cansaço dos primeiros meses e ainda não chegou na fase de se preocupar com um parto prematuro

E também é uma boa chance de aproveitar a vida a dois antes de a família crescer. 

Se você pensa em ir de avião, é melhor conferir as políticas de viagem para grávidas nas companhias internacionais para ter certeza de até quando a empresa aérea vai permitir que você viaje. 

Cuide-se

Você deve ter engordado até agora algo entre 2,5 e 4,5 quilos. O crescimento do útero pode provocar pontadas devido à expansão do abdome. Esse tipo de dor geralmente é temporária, mas saiba que o aumento do útero sobrecarregará suas costas. 

É importante cuidar da postura para proteger a coluna e evitar a pressão e dores. 

As mudanças no corpo muitas vezes provocam outro incomodo bastante comum entre as grávidas: hemorroidas. Descubra o que fazer para amenizá-las e como uma alimentação rica em grãos integrais pode ajudá-la.



Desenvolvimento fetal - 16 semanas de gravidez


16 semanas

Nas próximas três semanas ele vai passar por um grande estirão, dobrando de peso e crescendo vários centímetros. 


Tanto dentro como fora da barriga, bebês adoram brincar. O seu talvez já tenha descoberto seu primeiro brinquedo -- o cordão umbilical --, que ele vai puxar e segurar para se divertir. Às vezes ele pode apertá-lo a ponto de reduzir a quantidade de oxigênio que passa por ele, mas não se preocupe -- ele não conseguirá apertar tempo suficiente para se prejudicar. 

O sistema circulatório e o trato urinário estão em plenas condições de funcionamento, e o bebê inala e exala líquido amniótico pelos pulmões. 

Pode ser que de vez em quando você sinta uma dor nas laterais do corpo ao fazer movimentos bruscos. 

Os ligamentos dos dois lados do útero e das paredes da pelve estão esticando conforme o bebê vai crescendo. É normal sentir um pouco de dor, mas, se você continuar dolorida por dias ou se o desconforto for piorando, fale com seu médico. 

• Obs: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

2 comentários:

  1. Oláaaaa . . . que bom encontrar uma gravidinha com idade gestacional parecida com a minha! =D
    Estou de 15 semanas e tb vou ter um menino! mas o nome, vou te contar que está sendo uma tarefa deliciosa, mas complicaaaaaada...
    Adorei o nome que escolheu, axo lindo, só não esta na minha lista de preferencias porque é o mesmo nome do tio, e aí não é legal né?

    Vou adicionar seu blog aos que acompanho ok?

    Passa no meu cantinho pra me conhecer tb!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Re!! Também adoro conhecer gravidíssimas com as semanas perto da minha.. rs
      Constante troca de informações!
      Parabéns pelo garotão!! Tenho certeza que o nomezinho dele vai brotar no coração de vcs e aí não vai ter brecha pra dúvida!!
      Lucas é o nome de um irmão meu, tio do meu baby, mas não tenho nenhum contato com ele então não achei que fosse um impedimento..

      Vou agooora ver seu cantinho!
      Beeijo

      Excluir