quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

23 Semanas

Chegamos longe já né?! Estou maravilhada em ver o tempo passando mas ainda gostari que ele corresse mais rápido um pouco.. rs
A gestação tá tranquila, só a dor na lombar e a azia pra incomodar mesmo. A barriga crescendo como vocês viram aqui. O Lucas mexe bastante agora, como ele está mais pesadinho eu sinto mais mexidas. Eu li num sitre que nós só sentimos 8% das mexidinhas dos bebês!! Ah, também me canso com mais facilidade e depois de acelerar meu ritmo um pouco tenho que parar e tomar folêgo. Minha consulta é amanhã, aliás, as duas consultas. De manhã tenho que ir no pré-natal do Mãe Curitibana e a tarde vou na consulta com o Dr. Juliano pra levar o resultado do Perfil Glicêmico (o resultado foi ótimo pelo que vi) e a morfológica. Acho que é isso gente! Ah, o montador veio no sábado passado (!!!), tenho que postar os detalhes pra vocês. Ficamos por aqui. Beeeeijo

23 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

O bebê tem cerca de 29 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar. Os vasos sanguíneos do pulmão estão se preparando para a respiração e para que o bebê engula normalmente, embora ele só vá eliminar as primeiras fezes após o nascimento, exceto em casos extraordinários.

Neste momento o tom da pele dele é rosado, independentemente da cor que terá no futuro, e ela está toda enrugadinha. A pele é tão fina que daria até para ver as veias por dentro do corpo. A cor da pele do seu filho só vai se estabelecer de fato durante o primeiro ano de vida.


Como fica sua vida

Pode ser que sua gengiva sangre um pouco ao escovar os dentes -- uma reclamação comum das grávidas (assim como sangramento no nariz). Os hormônios da gravidez podem provocar inchaço e inflamação das gengivas (gengivite), o que leva ao sangramento.

O que fazer? Escove os dentes com uma escova de cerdas bem macias e passe o fio dental com bastante delicadeza. Se você não tiver esses cuidados, a gengivite pode piorar e virar uma periodontite, uma doença mais séria que atinge o osso e outros tecidos que sustentam a gengiva.

Procure se programar para ir ao dentista agora, já que depois que o bebê nascer vai ficar bem mais complicado arrumar um tempinho!

Quarto de bebê

Já começou a pensar no quartinho do bebê? Parece que ainda falta muito, mas decidir os móveis, a pintura, a decoração e outros detalhes pode exigir mais tempo do que você imagina.

A antecedência também ajuda a evitar que o bebê durma no quarto com cheiro forte de tinta ou móveis novos. E essa é uma das partes mais divertidas da gravidez.

Desenvolvimento fetal - 23 semanas de gravidez

Seu bebê está pesando um pouco mais de meio quilo, com 29 centímetros de comprimento.

23 semanas


útero orelha pele
A audição já funciona, e ele consegue ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o latido do cachorro ou o motor do aspirador de pó, não devem incomodar o bebê quando ele os escutar fora do útero.

Vários estudos já deram indicações de que os fetos preferem música clássica no útero, e um dos compositores testados e aprovados foi Vivaldi.

A gravidez por dentro: Veja num vídeo em 3D como o bebê cresce no segundo trimestre da gestação. Confira.
Toque As Quatro Estações para o seu bebê e preste atenção nos movimentos que ele faz. Ele fica quietinho nos trechos mais lentos, de adagio, e se agita nos mais movimentados, de allegro? Talvez você tenha um pequeno maestro vindo por aí.

Além dos avanços na audição do bebê, os pulmões estão se desenvolvendo para se preparar para respirar. Ele continua engolindo líquido, mas normalmente só vai fazer cocô pela primeira vez (o chamado mecônio) quando nascer.

Se por algum motivo tivesse que nascer agora, o bebê teria uma pequena chance de sobreviver (cerca de 16 por cento, em hospitais muito bem equipados e centros de referência), desde que com o atendimento médico adequado.

Cada dia a mais no útero faz diferença neste estágio. Nascendo com 24 semanas, a chance de sobrevivência, numa UTI de alta complexidade, sobe para 44 por cento.

Quanto a você, é bem provável que você esteja se achando meio desajeitada por causa da mudança no seu centro de gravidade. Talvez sua gengiva sangre quando você escovar os dentes, e seu umbigo, que era "para dentro", resolva ficar saltado. Não se preocupe. Ele vai voltar para o lugar pouco tempo depois do parto.

• Obs: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

2 comentários:

  1. Ahh Pri to louca pra ver o quartinho logo!

    23 semanas?tudo isso???! =D

    beeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que pegar as fotos que estão espalhadas e colocar no post, fds é mais fácil de fazer.. semana que vem estará aí sem falta!!

      Tudo isso e só isso ao mesmo tempo! Como diz meu marido, umas semanas demoram outras voam... rs

      Beeeijo

      Excluir