quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

12 Semanas

Oi gente!!! E hoje chegamos as 12 semanas!! Nem acredito!! Parece ter passado tão devagar mas as vezes parece rápido... rs
Acho que é coisa de grávida!!! Semana que vem vamos fazer a ultra pra ver a TN e tentar saber o sexo desse bebezinho aqui. No mais tudo normal, só um pouco de enjoo se eu comer e ficar na cama meio deitada mas aí eu que to pedindo né?!. A barriga já tá mais arredondada na parte de baixo, as calças andam apertadas e logo serão substituídas. Ansiedade a mil!! 

Beeeijos


12 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

O rosto do bebê está mudando. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, estão mais juntos um do outro, e as orelhas estão praticamente na posição definitiva. Nesta fase, os tecidos e os órgãos que já se formaram crescem e amadurecem rápido. 

O intestino, que antes era só uma área inchada do cordão umbilical, começa a entrar na cavidade abdominal. 

Seu filho já tem alguns reflexos, como, por exemplo, reagir quando você encosta na barriga, mesmo que você ainda não perceba. Outro reflexo que já está presente, muito importante para depois do nascimento, é o de chupar. 


.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, até dentro do útero. As páginas de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.

Como fica sua vida
Seu enjoo deve estar melhorando, e logo você terá mais energia no dia-a-dia. Também deve estar mais aliviada porque o risco de aborto espontâneo agora diminui drasticamente. 

Talvez seja difícil de acreditar, se você ainda tem náuseas o tempo todo, mas logo seu apetite vai voltar. Prefira comer carnes bem passadas para reduzir os riscos de toxoplasmose. 

Seus dentes e gengivas ficam mais sensíveis e sujeitos a problemas durante a gravidez, por isso o ideal é marcar uma consulta no dentista -- embora ele provavelmente vá evitar que você seja submetida a um raio x (se ele for necessário, você usará um avental de chumbo). 

Você também deve ter notado que sua gengiva sangra mais quando você escova os dentes ou passa o fio dental, mas isso é normal. Para amenizar o incômodo, procure usar escovas de dentes bem macias. 

Roupas e beleza
É um bom momento para caprichar no visual. Considere comprar algumas peças básicas de roupa para grávidas, que durem a gestação toda. Amigas e parentes costumam emprestar roupas de gestante umas às outras, já que elas são usadas por pouco tempo. 

Não tenha vergonha de pedir. Você também entrará no círculo depois, emprestando as peças que eventualmente comprar. 

As estrias podem aparecer já nesta fase, principalmente nos seios -- usar um sutiã com boa sustentação pode ajudar a preveni-las, ou pelo menos reduzir os danos. Manter a pele hidratada é sempre bom. 

Desenvolvimento fetal - 12 semanas de gravidez

O rosto do seu bebê começa a ter uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pese menos de 15 gramas. 

12 semanas

Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga. 

O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando. 

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem. 

O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas. 

Pode ser que a sensação de enjôo passe, e você perceba que seu apetite voltou. 

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga. 

8 comentários:

  1. tem selinho pra vc no meu cantinho ,espero q goste !!!
    beeijos

    ResponderExcluir
  2. paraaabens...
    qe Deus continue abençaondo sua gestação.

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog!
    Eu descobri que era a Gabi na minha barriga exatamente quando fiz 12 semanas, não aguentava mais... Rs!
    Parabéns! Volta depois para comentar que eu vou acompanhar!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!! Obrigada!!
      Tô por aqui todos os dias.. passe sempre que puder!!
      Beeeijos

      Excluir
  4. Oi Pri, nao sei se te avisei ou nao, mas tem selinho pra ti lá no meu blog.
    bjusss

    ResponderExcluir