quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

13 Semanas

 Oi gente!!! Agora parece que o tempo começou a passar...
 Nada de barriga de grávida ainda, ultra com TN de ontem ótima, possivelmente um meninão chegando, nada de enjoos mas reparei que ando comendo menos, nas refeições fico satisfeita com menos mas sinto fome pouco tempo depois, parei de abusar dos doces pensando nas coisas gostosas de Natal e Ano-Novo e na vontade de não explodir a balança do dr. Juliano, feliz demais, passou a insegurança do primeiro trimeste e agora vem a parte mais divertida que é comprar e preparar tudo para receber esse bebê. Ah, e hoje tomei a primeira dose da anti-tetânica e, pasmem, sem dor durante ou depois!
 E assim chegamos nas 13 semanas!! 
 Beeeijos



13 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

O útero já cresceu o suficiente para deixar claro que aquela nova barriguinha é mesmo de gravidez.

Mesmo assim, seu bebê ainda é bem pequeno, mais ou menos do tamanho de meia banana. Apesar disso, se pudesse enxergar dentro do útero agora, você veria um bebê formado, até com impressões digitais nos dedos.

Curta esta nova fase da gravidez mais tranquila, afinal a parte mais difícil de desenvolvimento do bebê ficou para trás.

Como fica sua vida

Você está oficialmente no segundo trimestre da gravidez, o que traz duas boas notícias. Primeiro, o risco de um aborto espontâneo diminui substancialmente; outra coisa é que muitas mulheres dizem que os incômodos iniciais da gestação, como o enjoo matinal, melhoram agora.

Com menos náusea e mais energia, talvez você até note um aumento da libido.

Se você deixou de se sentir enjoada, pode ser que passe a ter um apetite de leão. Procure ter sempre em casa alimentos saudáveis para beliscar, como frutas variadas ou cenoura crua, assim você alivia a fome sem comer bobagens.

Está se sentindo estranha ou descoordenada? Não se preocupe, é comum ficar meio desajeitada na gravidez.

Sinais de amamentação

O nascimento do bebê ainda está distante, mas seu corpo pode já ter começado a produzir o colostro, aquele primeiro líquido que alimenta a criança logo após o parto, antes de o leite propriamente dito "descer".

A estatura de uma mulher não tem nada a ver com sua capacidade de amamentar nem de dar à luz, então saiba que, mesmo que você seja mais baixinha, terá todas as condições para um parto normal e para dar de mamar a seu filho -- nesse caso, tamanho não é documento.

E quem tem mamilos invertidos ou colocou prótese também não precisa se preocupar, porque estes geralmente não são impedimentos para ter leite e dar o peito para o bebê. 

Desenvolvimento fetal - 13 semanas de gravidez

O feto agora tem quase 8 centímetros de comprimento, se medido da cabeça até o bumbum, e pesa pouco menos de 25 gramas -- mais ou menos metade de uma banana.


13 semanas

Ele já tem impressões digitais só suas, e começa a fazer o movimento de procurar o mamilo para mamar.

Se você estiver grávida de uma menina, ela já possui cerca de 2 milhões de óvulos dentro dos ovários; quando nascer, esse número terá diminuído para cerca de 1 milhão. Conforme ela for ficando mais velha, o número de óvulos vai cair ainda mais, e, aos 17 anos, ela terá 200 mil óvulos.


Quanto a você, as coisas devem estar começando a parecer mais fáceis. Para muitas mulheres, os efeitos colaterais do princípio da gravidez -- frequência urináriacansaçoenjôos -- diminuem no segundo trimestre.

Embora sua barriga provavelmente já esteja aparecendo o suficiente para mostrar ao mundo que você está grávida, ela ainda não atrapalha muito. Faltam meses para o parto, mas seus seios podem já ter começado a produzir o colostro, um líquido amarelado e meio transparente que vai alimentar o bebê nos primeiros dias, antes da "descida" do leite

4 comentários:

  1. aeeeeeeeeeee paraaabeens... mais um meninãaao.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!!!!!Estou feliz por vçs Pri!!Parece que ouvi foguetes.Ai!Peraê até tá parecendo que eu sou a tia a avó de tanto alegia,vai desculpando aí Pri meu descontrole rsrsrsrsr,mas sei q vc sabe porquê.Esse ano ainda não consegui realizar um dos meus maiores sonhos mas estou super feliz em saber que vc conseguiu.Que vc logo mais chegue a reta final dessa intenssa tragetória e que lá no podium vc ganhe seu tesouro.Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahha!!! Mil vezes obrigada amiga!!!! É tia sim!! Passou por tudo comigo, viu minha tristeza, eu conquistando meu sonho e vai ver a minha felicidade!!

      Você vai realizar seu sonho Na!!!

      Obrigada por todo carinho!!
      Beeeijos

      Excluir