quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

14 Semanas

Oi gente!!! Chegamos nas 14!! Sem muitas transformações por enquanto...
Ontem fomos encontrar o Dr. Juliano na maternidade que ele estava de plantão, ele olhou rapidinho os exames da glicose e pediu pra eu dar uma maneirada nos doces, a TN está ótima mesmo e consegui que ele me encaixasse por 3 min na ultra pra dar uma olhadinha no sexo do baby!! Furei a fila, então foi super rapidinho, só pra ver o sexo mesmo e sem fotinha... mas agora está confirmado!! É um MENINÃO mesmo!! Vimos certinho o pipi dele!! Acertei o palpite!
No mais está tudo bem mesmo e minha próxima consulta será dia 07/01. 
Agora estou ansiosa pra sentir meu filhão se mexendo... rs
Beeeijos




14 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

A notícia da semana se chama cabelos! O bebê tem cabelo, não apenas na cabeça e sobrancelhas, mas no corpo todo. Esse cabelo na verdade é uma penugem superfina que geralmente desaparece antes do nascimento. 

Alguns músculos já começam a funcionar. Nessa semana, o bebê movimenta os dedos para "pegar", consegue piscar, franzir a testa, fazer caretas e até chupar o dedo. 

O corpo está crescendo agora mais rápido do que cabeça, e já dá para ver o pescoço. Dentro de alguns dias, os braços terão se alargado, tornando-se mais proporcionais ao resto do corpo; as pernas, por outro lado, ainda têm que crescer um pouco. 


Como fica sua vida

Provavelmente, você está se sentindo mais esperta e com mais vigor do que nos três primeiros meses de gestação. Algumas mulheres, infelizmente, continuam a ter enjoos. Se você ainda está se sentindo muito mal, mencione isso para o obstetra. 

A maioria das mulheres considera o segundo trimestre de gravidez o mais prazeroso, já que fica mais fácil dormir e a barriga não está grande demais para impedir uma boa movimentação. Aproveite esses meses intermediários para nadarcaminhar e fazer atividades aeróbicas de baixo impacto

É uma boa hora para definir aspectos práticos do pós-parto, como a licença-maternidade e com quem seu filho ficará quando você voltar ao trabalho. Troque uma ideia com amigas que já passaram por isso e podem ter boas sugestões. 


Pensando no futuro

Agora que você já pode contar sobre a gravidez para todo mundo e que o risco de aborto espontâneo é mínimo, dá para começar a pensar mais concretamente nos aspectos práticos da chegada do bebê, como a escolha do nome e a decoração do quarto

Você pode também ir olhando e comprando aos poucos itens de enxoval, carrinho do bebê e móveis para o quartinho

Divirta-se com essa etapa tão gostosa de arrumar as coisas para a vinda do mais novo membro da família.

Desenvolvimento fetal - 14 semanas de gravidez

Da cabeça até o bumbum, seu bebê mede cerca de 9 centímetros de comprimento e pesa em torno de 45 gramas. 


14 semanas

O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer. 

Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro. 

Se você ainda não fez a medição da translucência nucal, o período ideal para realizar o exame termina esta semana.

Pelo ultra-som, o médico mede a espessura de uma dobra no pescoço do bebê, para detectar sinais de síndrome de Down ou outros problemas congênitos. Talvez seu obstetra recomende a realização de uma amniocentese entre a 15a e a 18a semana de gravidez. 

A indicação costuma ser feita para mulheres com mais de 35 anos ou com histórico de problemas genéticos, mas é a família que decide se ela deve ser feita ou não. 

• Obs: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.


4 comentários:

  1. Aiiii que legal ..
    Fiquei muito feliz por você Pri ..
    Parabéns

    Mais um meninão .. rs

    ResponderExcluir
  2. oi Pri, faz um tempinho que venho lendo sua história, pois minha amiga nanã tem vc, e quero acompanhar mais de perto, estou te seguindo, e desde já parabéns pelo Meninãooooo... bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meyre!!! Bem vinda!! Então logo seu sobrinho estará por aqui tbm né.. Fico muito feliz por sua família!!
      Obrigadaaaa!!

      Beeijo

      Excluir