sábado, 1 de dezembro de 2012

Sobre a cesárea

Oi amores!!!
Sei que com esse post muitas mamães aqui vão torcer o nariz.. rs
Eu fiz uma cesárea de emergência pra não correr o risco de perder o Felipe no útero ainda e confesso pra vocês, eu não penso em mim no meio de um parto normal!! #prontofalei
Não consigo gente é um bloqueio... e eu me recuperei tão bem que nunca passou pela minha cabeça encarar um normal agora. Acho glorioso as mulheres que sonham e conseguem, a gente sempre vê histórias dignas de filme, eu me comovo, acho incrível mas não pra mim. Amigas me desculpem mas essa sou eu.. rs
Eu até quero esperar pra fazer a cesárea quando for o tempo certo para o meu bebê, ou seja, depois que entrar em trabalho de parto, mas se isso não for possível, pois com a minha pressão alta nunca sabemos como será o dia de amanhã, eu não vou me culpar. Só quero que meu bebê nasça bem, saudável e pesado.
E quanto ao vínculo que tanto se fala, eu não acredito que tenha que passar pelo PN pra existir. Eu amei os meus filhos desde o primeiro minuto depois de pegar o exame falando POSITIVO!!

Então, após o desabafo...
Achei no site da Revista Crescer uma matéria bem interessante sobre algumas coisas que acontecem depois que fazemos uma cesárea. Eu tive quase nada de dor, muita coceira no nariz e pouquíssima tremedeira! Minha cicatrização foi ótima, eu voltei às minhas atividades normais menos de 15 dias depois (até porque como não levei um neném pra casa as pessoas pareciam não lembrar que eu havia passado por uma cirurgia =/ ).

Espero que gostem!
Beeeijos


13 coisas sobre cesárea que ninguém contou para você



 Shutterstock
Apesar de o parto normal ser a melhor opção para o bebê nascer, há mulheres que, pelo bem da sua saúde e a do filho, têm de fazer uma cesárea. Por ser uma cirurgia, esse tipo de parto tem algumas particularidades. Saiba quais são elas para não se assustar na hora – e nem depois.

1. De olhos bem abertos
Se você acha que vai dormir por causa da anestesia, está enganada! Não são usados sedativos durante o parto cesárea, porque, se a mãe é sedada, o bebê também é. Você estará consciente o tempo todo (até para ver o rostinho do seu filho pela primeira vez), mas não vai sentir dor.

2. Vão colocar uma sonda em você...
...mas não se preocupe! É logo depois da anestesia, então não vai sentir nada. Ela é necessária para esvaziar a bexiga, já que você vai passar algum tempo deitada durante e após a cirurgia.

3. Puxa-empurra durante o parto
A anestesia vai fazer com que você não sinta dor, mas, como ela não é geral e não tem sedativos, você pode ter algumas sensações. Na hora em que o bebê vai nascer, o médico faz força para posicioná-lo e ajudá-lo a sair e você pode sentir umas mexidas. Mas nada de dor!

4. Você pode ficar enjoada
Como você vai ficar deitada, a barriga pode comprimir a veia cava e causar náuseas e queda de pressão. Os analgésicos também podem ter esses efeitos. Sentiu-se mal? Avise o anestesista. Ele vai pegar uma veia sua antes da cirurgia e é por ali que vão entrar os medicamentos necessários para corrigir qualquer alteração no seu metabolismo. O mal-estar pode surgir também depois do parto.

5. Tem algo queimando aqui?
Se você sentir um cheiro de queimado, não se assuste: é o bisturi elétrico. Ele é usado em quase todas as cirurgias e o odor é por conta da cauterização dos tecidos.

6. Será que fiquei com as pernas abertas?
Antes da anestesia, você fica com as pernas abertas para que logo depois seja colocada a sonda. Como o cérebro decora a última sensação antes da anestesia, pode parecer que as suas pernas continuam abertas durante a cirurgia. Mas é só uma impressão, porque assim que a sonda está no lugar certo, os auxiliares fecham as pernas da paciente.

7. Leve tremedeira
Pode ser nervoso, frio ou até efeito da anestesia (que causa perda de calor), mas o fato é que você pode tremer quando sair da sala de cirurgia. Os médicos sabem disso e, por isso, sempre colocam uma coberta antes da paciente ir para sala de recuperação. Fique tranquila, porque passa rápido!

9. Coceira no nariz A morfina usada na anestesia pode provocar uma coceira no corpo e no rosto, mas isso é normal e passa em 24h. Se for muito intensa, o seu médico pode receitar medicações adequadas para cessar o desconforto.

10. Inchaço nos pés e nas mãos
Com o acúmulo de líquidos que acontece no seu organismo durante a gestação, é normal que você fique inchada nos primeiros dias depois do parto, principalmente nos pés e nas mãos. Apesar de ocorrer também em quem teve parto normal, é mais frequente nas mulheres que tiveram parto cesárea, porque a grávida fica mais imobilizada depois da cirurgia. Depois de uma semana, você começa a desinchar, mas repouso e drenagem linfática podem ajudar.

11. Sua pressão pode cair ao se levantar
O jejum, as horas deitadas e os efeitos dos medicamentos podem fazer você ficar tonta na primeira vez que se levantar depois do parto. O ideal é ficar sentada na cama de 10 a 15 minutos antes e ter a ajuda de uma enfermeira nesse momento.

12. Mais remédios
Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.

13. Um passo de cada vez Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso. E dirigir... somente após 20 dias do parto. Se você pratica exercícios mais localizados, volte aos poucos e só depois de dois meses.

Fontes: Fernanda Couto Fernandes, obstetra da Unifesp; Roseli Canegusuco, enfermeira obstétrica do Hospital Albert Einstein e Daniela Maeyama, ginecologista do Hospital São Luiz

6 comentários:

  1. Adorei o artigo tbem vou fazer uma cesariana apesar de já ter passado pela experiencia de um parto normal (é bem melhor q cesária) na minha primeira filha Beatriz...mas tenho medo da espera do PN pois do meu anjo o medico ficou esperando e não me acompanhou com atenção e ela partiu...e da Luiza quando completar 38 semanas farei a cesariana a minha recuperação da cesaria tbem foi muito boa o que doía mais foi o emocional agora tendo a Luiza comigo é curti muito e amar muito e ela vai me ajudar mais ainda.
    Eu estou com 28 semanas e ela esta pesando 1K.100 e medindo 36 cm ela é grandona a Beatriz e meu anjo nasceram tbem grande então nada de comprar roupa RN. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, provavelmente, vá fazer tbm.
      Como está grande Ka!! Nem roupa e nem fralda RN.. rs
      Logo ela estará nos seus braços!!
      BjO

      Excluir
  2. Eu penso exatamente como vc... Tb fiz uma cesárea de emergencia e não senti nadaaa! Com menos de 15 dias até eu viajava 200km por dia (dirigindo) para ir ver a Gabriela que estava em um hospital em outra cidade. Acho lindo quem tem coragem de ter normal, mas eu não tenho mesmo. Quero outra cesárea, claro que na hora certa, mas quero... Como disse meu médico, depois de tudo o que eu passei (e vc tb) não é justo eu ficar esperando a hora que o bebe quer nascer... assim que estiver tudo pronto ele faz a cesárea e me dá meu filho no meu colo....
    Bjãooo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamos igual!!! E o meu médico tbm fala que existem casos em que não se pode exigir da mulher todo o trabalho de parto.. e é o meu caso.
      Já ta com quantas semanas??
      BjO

      Excluir
  3. Eu acho, Pri, que o importante é ter acesso à informação sobre os benefícios de cada via de nascimento e o direito de escolha. Você estar segura, feliz, consciente, sossegada, é o mais importante. bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lilian, a mamãe em questão tem que sentir tudo isso mesmo, e no meu caso, só consigo sentir medo do PN mas já aderi à idéia de entrar em trabalho de parto antes de fazer a cesárea. BjO

      Excluir