segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Hematoma subcoriônico


Gente, tava passeando pelo site do Baby Center e achei essa matéria super interessante sobre "deslocamento de placenta antes da 20ª semana", que lendo a matéria descobri que não existe!!  Então quis compartilhar com vcs!
Beeeeijo
Escrito para o BabyCenter Brasil

Eleonora Fonseca responde:


Sim, infelizmente em alguns casos há risco para o bebê, mas a boa notícia é que, em mais de 50% das ocasiões, o problema desaparece, e a gravidez segue normalmente.

Agora vale uma explicação técnica. Esse "descolamento" no começo da gravidez é, na realidade, um acúmulo de sangue entre a parede do útero e o saco gestacional. O nome desse acúmulo de sangue que acontece no primeiro trimestre da gravidez é hematoma subcoriônico, e não descolamento de placenta.

descolamento de placenta é outra coisa, que também pode ser grave, e só acontece depois da 20a semana.

O tamanho do hematoma parece estar ligado ao prognóstico: quanto maior o hematoma em relação ao saco gestacional, maior o perigo de aborto espontâneo.

O hematoma subcoriônico é diagnosticado por ultrassonografia -- às vezes num exame de rotina, ou às vezes por causa de algum sangramento.

Se você está com hematoma subcoriônico, saiba que não existe um motivo conhecido para que eles surjam. Aparentemente, ele não tem nada a ver com o que quer que a gestante tenha feito.

É comum o hematoma provocar algum tipo de sangramento. O sangue acumulado pode sair pela vagina, vermelho ou acastanhado, ou pode ser absorvido com o decorrer da gravidez, à medida que o saco gestacional vai crescendo. O acompanhamento é feito por ultrassom. Conforme o hematoma for diminuindo, você poderá ficar mais tranquila.

Embora os estudos mostrem que o repouso, o uso de progesterona vaginal e a abstinência sexual não interferem na evolução ou involução do hematoma, a maior parte dos médicos receita tudo isso. Um dos objetivos é para que a mulher sinta que está fazendo tudo o que está em seu poder para evitar a perda do bebê. 

12 comentários:

  1. oi, estou com 13 semanas e desde da 10º semana estou com hematoma subcoriônico, descobri através de um sangramento muito intenso que tive, estou em repouso mas hematoma ainda não diminuiu estou preocupada, mas confio em deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!! Vai dar tudo certo! Muitas mulheres passam por isso na gestação!!
      Confie!!

      Beeijo

      Excluir
  2. eu fiquei de repouso durante 4 meses tive hematoma subcronico desde 15 dias de gravidez hoje estou com dezoito semanas e estou bem melhore um pouco do sangue saiu pela vagina e outro ta absorvendo mais tive 50% do hemotoma estive muito preucupada mas com fe em deus estou melhorando muita força e acredite tudo vai da certo o q deus te deu ninguem tira a nao ser ele mesmo bjjoo boa sorte...

    ResponderExcluir
  3. boa tarde a todas no dia 29-11 tive um pequeno sangramento e na ultra foi constatado pequeno hematoma subcorionico o médico que me atendeu no ps disse pra procurar minha gineco mas disse que não era nada. Hoje 12-12-13 fiz a consulta e a médica disse que era um descolamento de placenta....estou muito preocupada pois não fiz repouso algum durante esses dias, alguma de vocÊs passou por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo q sei o descolamento de placenta só se dar depois da 20ª semana... eles usam este termo não sei pq... repouse sim.

      Excluir
  4. Descobri o hematoma com 7semanas e estou muito preocupada estou fazendo repouso mais nao sem fazer nada entendi o que faco tenho que ficar literalmante na cAma? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Ola...tbem estou com hematoma... Ou melhor estava pois ele desmanchou... Estou com 10 semanas... Descobri que estava com hematoma com 6 semanas... Porem sinto agora muita cólica... Eh muita dor... E sangrando muito..

    ResponderExcluir
  6. Ola estou de 9 semanas descubri a duas semanas , estou de repouso e tomando ultrogestan e dactil ob so que nao para de sair uma borra de cafe fico preucupada sera que a borra eo hematoma se desmanchando ?

    ResponderExcluir
  7. Estou com 7 semanas e descobri um hematoma subcoriano de um 1 cm o medico pediu q eu tomasse utrogestan mais por via oral mais li na receita q o enticado pra aborto e por via varginal,e tambem paro de sangrar depois volto a sangrar sera q ta piorando ou o hematoma esta se desmachado por favor mim responfam alguma coisa estou desesperada.

    ResponderExcluir
  8. Oi descobrir q estava grávida estava de dois meses so descobri pq estava saindo uma borra de café isso estou de 3 meses dês do começo da minha gravidez q estou assim o médico me passou utrogentan mais a borra não para tem vez q no dia não sai mais a noite quando eu coloco pela vacina sai mais ainda estou muito preocupada alguém me sugeri alguma coisa

    ResponderExcluir
  9. Estou com descolamento dessa 7 semana e com com 10 semana, continuo com sangramento escuro, estou usando progesterona 2 vezes ao dia, estou de repouso absoluto, estou preocupada ultima vez estava com 3mm semana que vem farei outra ultra para saber se melhorou, minhas tias tiveram e disseram q é bom comer gergilin como ácido fólico natural.

    ResponderExcluir